sábado, maio 27, 2006

Bateram-me aí à janela...

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades. Tudo muda.
A saudade e a nostalgia às vezes sobem-me aí pela rua e batem no vidro da janela. Eu deixo-as sempre entrar. É que a adolescência já la vai, aquela em que nos sentíamos sempre nas piores condições, numa dependência inaceitável e numa revolta constante. Por isso mesmo éramos os mais felizes e mais sonhadores.
Parecia que a amizade era sempre o mais importante, e tudo girava à volta dela: projectos, planos, sonhos. Sempre dependentes uns dos outros, do que o amigo queria e fazia. Nada fazia sentido só em nós. O outro era sempre mais importante, numa dedicação e lealdade vital.
Hoje sei que não é assim. Chegou o mundo real.
No mundo real pensamos primeiro em nós. Seguimos o nosso caminho mesmo sabendo das mudanças e dos afastamentos consequentes. Saímos do ninho confotável e feliz para "ir viver a nossa vida". E pior, tudo é consciente, cada erro é culpa nossa, assim que ages já sabes o que te vai trazer.
Muita coisa se perde e se sofre. A vida é mesmo assim. Todos temos um trilho a percorrer e sabemos que mais cedo ou mais tarde o temos de tomar.
As promessas de amizade fiel e eterna já não trazem tanto sentido quando cada um seguiu o seu caminho. Porque é assim que tem de ser.
Cada um sabe de si, poucos sabem de todos.
É assim que a saudade e nostalgia me têm segredado ultimamente, mas não lhes vou fechar as janelas.
Obrigada aos resistentes.
Obrigada Tiana, por me lembrares disto.

quarta-feira, maio 24, 2006

Não sei o que é... quanto mais vivo mais sonho.

Wish List

I wish I was a neutron bomb, for once I could go off
I wish I was a sacrifice but somehow still lived on
I wish I was a sentimental ornament you hung on
The christmas tree, I wish I was the star that went on top
I wish I was the evidence, I wish I was the grounds
For 50 million hands upraised and open toward the sky
I wish I was a sailor with someone who waited for me
I wish I was as fortunate, as fortunate as meI
wish I was a messenger and all the news was good
I wish I was the full moon shining off a camaros hood
I wish I was an alien at home behind the sun
I wish I was the souvenir you kept your house key on
I wish I was the pedal brake that you depended on
I wish I was the verb to trust and never let you down
I wish I was a radio song, the one that you turned up
I wish...
I wish
Pearl Jam

domingo, maio 21, 2006

Num abrir e fechar de asas

A propósito do aniversário de uma amigo, fiz-lhe uma pequenina surpresa. Ele gostou e disse: "Depois deste tempo todo continuas a surpreender-me!" Eu respondi: "É o efeito borboleta".
A teoria do efeito borboleta apresenta a ideia de que sempre que uma borboleta bate as asas, do outro lado do mundo algo realmente importante acontece como consequência.
O fraco, o frágil provoca algo grandioso e potente. Uma pedrinha no sapato incomoda um dia inteiro. De um sorriso inesperado nasce um motivo para um dia feliz.
As pessoas que mais amamos são as que mais vezes deixamos de cuidar, porque sabemos que também elas nos amam incondicionalmente e estão sempre connosco, mesmo quando não as tratamos tão bem.
É por isso que é importante agir em função do efeito borboleta. A partir de um gesto simples e fácil, mesmo corriqueiro, podemos fazer alguém feliz.
Oferecer um café. Mandar uma mensagem. Dar uma flor da beira da estrada. Sorrir. Escrever uma carta. Dar um cigarro. Cantar uma canção. Ouvir. Alinhar numa brincadeira.
Em gestos simples basta bater as asas.

sexta-feira, maio 12, 2006

A gata bUrralheira

A gata bUrralheira pensa que tem sempre a certeza das coisas e a certeza do mundo. Acha que nada a surpreende e que está sempre preparada para tudo. Acha que tem sempre solução para tudo e que nada a pode deter.
A gata bUrralheira enganou-se... outra vez. Agora, a gata borralheira ficou atenta e desconfiada, mas provavelmente a gata borralheira vai voltar a ser a gata bUrralheira, mas feliz na sua condição. Como sempre.
E eu que nem gosto de gatos.

quinta-feira, maio 04, 2006


Felizes os que acreditam sem terem visto!