domingo, maio 21, 2006

Num abrir e fechar de asas

A propósito do aniversário de uma amigo, fiz-lhe uma pequenina surpresa. Ele gostou e disse: "Depois deste tempo todo continuas a surpreender-me!" Eu respondi: "É o efeito borboleta".
A teoria do efeito borboleta apresenta a ideia de que sempre que uma borboleta bate as asas, do outro lado do mundo algo realmente importante acontece como consequência.
O fraco, o frágil provoca algo grandioso e potente. Uma pedrinha no sapato incomoda um dia inteiro. De um sorriso inesperado nasce um motivo para um dia feliz.
As pessoas que mais amamos são as que mais vezes deixamos de cuidar, porque sabemos que também elas nos amam incondicionalmente e estão sempre connosco, mesmo quando não as tratamos tão bem.
É por isso que é importante agir em função do efeito borboleta. A partir de um gesto simples e fácil, mesmo corriqueiro, podemos fazer alguém feliz.
Oferecer um café. Mandar uma mensagem. Dar uma flor da beira da estrada. Sorrir. Escrever uma carta. Dar um cigarro. Cantar uma canção. Ouvir. Alinhar numa brincadeira.
Em gestos simples basta bater as asas.

3 comentários:

Catarina disse...

"Efeito borboleta"...gostei!
Queria tentar escrever qualquer que faça sentido, mas hoje o dia está um pouco cinzento...preciso da tua "borboleta", adoro-te amiga!

Deb disse...

A borboleta é dos poucos insectos bonitos, senão o único.
A vontade de agir pelo efeito borboleta não pode estar em todos, por isso o mundo está cheio de gente-insecticida!
E enquanto não podemos garantir que um efeito borboleta total se reflicta num mundo realmente melhor, resta-nos saber valorizar quem reconhece esse valor.
Porque tu, chefinha, és uma borboleta, sempre o soube. Com um bater de asas tão suavemente lindo e capaz de unir todas as cores em perfeita harmonia...
Admiro-te muito.*

Unknown disse...

Um bater de asas so para ti amiga!
Adoro-te